sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Lésbicas – da ilha de Lesbos a Daniela Mercury



Lésbicas – da ilha de Lesbos a Daniela Mercury
VIVA O MÊS DA VISIBILIDADE LÉSBICA

O dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado desde 1996 a partir da realização naquele ano do I SENALE – Seminário Nacional de Lésbicas no Brasil. Assim, o agosto ficou conhecido pelo movimento LGBT como mês da Visibilidade Lésbica. Não à toa, o mês foi escolhido para a estreia do filme Flores Raras, que conta a história do relacionamento da paisagista e urbanista Lota de Macedo Soares (interpretada por Glória Pires) com a poetisa norte-americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) .

Não à toa também, nós, da Subsecretaria de Políticas da Sexualidade (SDHC de Maricá) escolhemos este mês para receber a militante Neuza das Dores Pereira (Conselheira Estadual LGBT do RJ/Ong Coisa de Mulher)  para ministrar a palestra “História da Luta Lésbica no Brasil”, na Casa de Cultura de Maricá na terça-feira, 20/8.

“Há várias formas de se contar essa história. Fala-se muito da ilha grega de Lesbos, mas na verdade as mulheres iam para lá para aprender a escrever poesia. No Brasil o movimento surgiu na década de 1970 com o Grupo SOMOS, de São Paulo. Nessa época houve também o primeiro Manifesto Lésbico, o Xana com Xana e o surgimento do Grupo de Ação Lésbica Feminista (GALF), e outros grupos começaram a surgir a partir daí. Hoje as lésbicas estão organizadas politicamente”, relatou Neuza.

Neuza contou também por que, mesmo entre todas as identidades LGBT, as lésbicas talvez sejam as mais excluídas e solitárias. “Se o movimento de mulheres já trouxe a possibilidade de gerenciamento da sexualidade feminina dissociada da função procriativa, as lésbica vão além. Elas desafiam as imposições de papéis de gênero – o papel da mulher e o que a sociedade espera dela (casar, ter filhos etc) e seu papel na relação com o homem. Elas derrubam vários mitos e desafiam a cultura patriarcal” .

Como fez a cantora Daniela Mercury recentemente, ao declarar publicamente que estava apaixonada ia se casar com outra mulher. Viva nossas amigas lésbicas! Viva o mês da Visibilidade Lésbica!

A palestra abriu a programação do Mês da Visibilidade Lésbica, que inclui ainda:

Dia 27 de agosto – Debate “Saúde da Mulher Lésbica”, na Casa de Cultura, às 17h.
Dia 29 de agosto – Sessão Solene na Casa de Cultura com Mesa composta por Rosângela Zeidan, primeira-dama do município, Sergio Mesquita, Secretário de Cultura, Miguel Moraes, Secretário de Direitos Humanos e Cidadania e Márcia Marçal, advogada e representante lésbica da nossa Subsecretaria, além de Conselheira Estadual LGBT.

Um comentário:

  1. Um lbog super legal este! pena que só descobri hoje e vcs pararam de alimentar! voltem , este tipo de informação e discusãoé muito importante!
    abs!

    ResponderExcluir